Avaliação da qualidade visual da paisagem do Alto Douro Vinhateiro

aplicação a uma hemibacia-visual: de Bagaúste (Peso da Régua) a Paradelinha (Sabrosa)

Book Cover: Avaliação da qualidade visual da paisagem do Alto Douro Vinhateiro
Editions:Paperback
Size: 210.00x297.00 mm
Pages: 178
Size: 210.00x297.00 mm
Pages: 178

Dissertação de Mestrado em Arquitetura Paisagista por Joaquim Ricardo Anastácio Almeida. Orientador: Frederico Meireles Alves Rodrigues. Vila Real 2013. Edição impressa e em Cd-Rom.

Resumo: O reconhecimento do valor patrimonial da paisagem do Alto Douro Vinhateiro (ADV) e da necessidade de potencializar este recurso conduziu à elaboração desta dissertação de mestrado em arquitetura paisagista. Procura-se, aqui, adotar uma metodologia para a avaliação da qualidade visual da paisagem do ADV e aplicá-la a uma hemibacia-visual, localizada nos vales do rio Douro e rio Pinhão. O Douro é uma paisagem cultural marcada pela vinha e por outras culturas mediterrânicas, em que o cunho do Homem se evidencia sobremaneira, e com elevada magnitude. É, também, uma paisagem de elevado dramatismo pela presença dominante do rio e pelo seu relevo, onde os impactes visuais são imediatos. É uma paisagem turística de elevado apelo. Urge por estas razões conservar este legado, sendo por isso indispensável atuar sobre os locais onde a sua integridade visual está mais posta em causa. Foi necessário compreender que a paisagem é organizada e influenciada por diversos elementos, pelo que, a presente investigação, se inicia com uma revisão conceptual em torno do que é a paisagem e das técnicas e metodologias de avaliação da paisagem. Existem diversas abordagens metodológicas vocacionadas para a avaliação da qualidade da paisagem, pelo que não há um padrão metodológico devidamente implementado, tendo sido, por conseguinte, necessário estabelecer uma metodologia adaptada à paisagem do ADV. Para o efeito, analisaram-se os estudos de avaliação da qualidade visual da paisagem de Andrew Lothian. A metodologia selecionada permite a obtenção, analítica, dos índices de qualidade visual da paisagem, por observação e análise de panoramas do ADV. Efetivamente, a obtenção de modelos preditivos, através da conjugação das preferências individuais dos observadores sobre a paisagem, e a influência que os diversos elementos e fatores da paisagem têm nos níveis de qualidade visual da paisagem, permite efetuar o mapeamento da qualidade visual e identificar quais as situações passíveis de intervenção, com vista à requalificação da qualidade visual da paisagem. A observação, identificação e análise do mapa de qualidade visual permite fazer um conjunto de considerações e recomendações de ação sobre as unidades de paisagem e particularmente sobre cada um dos seus elementos.

Abstract: The Alto Douro Wine landscape heritage value recognition by UNESCO and the need to strengthen this resource, led to the development of this dissertation in landscape architecture. By adopting a specific methodology, it aims to assess the landscape’s visual quality of a visual-shed section located in the valleys of the rivers Douro and Pinhão. Douro is a cultural landscape marked by the vineyards and other Mediterranean cultures, where the influence of Man is very well seen, and with great extent. It is also a very dramatic landscape due to the dominant presence of the river and the steep relief, where visual impacts are immediate. It is a landscape of high touristic appeal; therefore it is urgent to look after this legacy and to address, with particular attention, areas where visual integrity is in danger. It was necessary to understand that landscape is organized and influenced by several elements, so this research begins with a conceptual review about what does landscape means and what are the techniques and methodologies to assess the quality of the landscape. There are several methodological approaches perform this type of landscape assessment; as a result, when adopting one, it is necessary to adjust it to the landscape in study as focus of the assessment. In this particular research the methodology developed by Andrew Lothian was adapted in order to assess the visual quality of Alto Douro Wine landscape. This methodology allows coming to analytical indexes of visual quality by means of observation and analysis of photographic panoramas and inquiring. Predictive models are then obtained when combining the individual preferences of observers, and the influence in visual quality levels of landscape factors and elements. This allows mapping and prioritizing intervention in order to restore and improve visual quality of the landscape. This dissertation results in a set of considerations and recommendations, which can be developed into actions, focusing landscape units and its elements in particular.