O que é o recreio criativo?

No segundo ano da licenciatura em arquitetura paisagista convocam-se os princípios de composição do espaço exterior para a abordagem a um espaço privado, habitualmente numa paisagem residencial.

Neste ano letivo de 2016/17, e no âmbito de uma parceria com a Câmara Municipal de Vila Real e o Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus, a turma de Projeto II foi desafiada a pensar no recinto da escola – a Escola da Araucária, em Vila Real. Depois dos trabalhos de levantamento e análise do recreio da escola, do estudo sobre o recreio infantil e da revisão de alguns casos de estudo de novas abordagens, procurou-se implementar o desenho do espaço exterior para o recreio criativo.

A coleção que se segue é transcrita dos textos de avaliação teorico-prática de programa de projeto e representa a conceção dos nossos estudantes de projeto sobre o que significa o recreio criativo.

Conceção da rua como espaço de brincar (Basileia)

“O recreio criativo é a essência das crianças” (António Sousa), “o lugar onde as crianças criam o seu próprio brinquedo” (Marco Marques) “What a good thing that when children want to play more outside!” (Nele Broeck).

“O projeto do recreio criativo é criar algo sem criar tudo, porque as crianças imaginam” (Beatriz Mateus),  “é desenhar espaços onde as crianças possam utilizar a sua imaginação e sejam estimuladas pelo recinto escolar a criar as suas próprias brincadeiras”. (Cátia Correia)

“É o espaço de brincar que não está apenas pré-destinado” (Vânia Catarino), “o espaço exterior para usar da criatividade e da imaginação” (Sabrina Rego),  “um espaço no mundo das descobertas” (Sérgio Pascoal), “de utilização divertida, didática, criativa e para a socialização” (César Luzes), “é o lugar orgânico” (Isabel Costa)

“Permite usar a escola para diminuir barreiras ao desenvolvimento criativo das crianças” (Cátia Correia), “promove o sucesso escolar de forma indireta, mas notável” (António Sousa), “favorece a pedagogia dinâmica e foge do padrão pré-estabelecido para o recreio infantil” (Célia Cunha).

“Saber usar a imaginação e criar brincadeiras é muito importante de adquirir para a vida futura” (Inês Costa). “O recreio criativo é o aproveitamento total do espaço” (Beatriz Mateus), “o espaço para o usufruto na plenitude pelas crianças” (Daniela Silva). “Design for children, is to design for fun and adventure” (Burak Selçuk).