Pioneiros/Pioneers: Professor Luís Fernando Torres de Castro

With a primary degree in Agronomy, taught several subjects in the field of Food Product Technologie at The Agronomic Institute of Angola in 1970.

De formação base em agronomia, o Professor Torres de Castro, quando em 1970 ingressou no IIAA – Instituto Agronómico de Angola, leccionou diversas disciplinas no âmbito das Tecnologias de Produto Alimentares, particularmente os processos bioquímicos envolvidos na transformação de alimentos.

Torres de Castro, UTAD 2010Contudo, a formação na elaboração de projectos de Arquitectura Paisagista que havia adquirido em Lisboa em 1968/69, incitaram à continuação da actividade projectual. No Campus do IIAA estava integrada uma magnifica reserva Botânica designada “Reserva Botânica Prof. Brito Teixeira” em homenagem ao Botânico que a estudou e protegeu. Foi aí que por gosto pessoal estudou a flora tropical autóctone. O espaço não protegido estava povoado por inúmeras espécies ornamentais tropicais e subtropicais provenientes dos 5 Continentes, classificadas e mantidas diz o Professor Torres de Castro, “pelo Sr. Duarte, um jardineiro extremamente culto e competente que me ensinou os seus nomes, características e exigências específicas”.

Este novo conhecimento aliado à experiência adquirida na elaboração de projectos em Lisboa foi aproveitada para diferentes projectos, entre os quais 2 Bairros Sociais e respectivos espaços exteriores para as populações autóctones, um motel para férias dos técnicos do IIAA em Benguela e o espaço exterior do Centro de Treinamento de Andulo da Missão de Extensão Rural de Angola. Um dos Bairros Sociais foi mais tarde (1974) considerado modelar por uma equipa de Arquitectos Civis havendo a intenção do Governo de Angola de reproduzir a experiência em Luanda para substituir os imensos bairros degradados periféricos (Muceques) por habitações condignas, sustentáveis e autoconstruíveis. A guerra civil em 1975 que entretanto deflagrou não o permitiu.

A autoformação em Portugal e Angola sobre a vegetação autóctone e exótica mediterrânica e tropical aliadas à formação agronómica fitogeografia e ecologia, estiveram na origem daquilo que veio a leccionar no curso de Arquitectura Paisagista na UTAD – Plantas Ornamentais e Vegetação em Arquitectura Paisagista.

As aulas de Vegetação prevêem a aquisição prévia de conhecimentos por parte dos alunos: as bases da Botânica (morfologia, histologia e identificação e sistemática); os seus conhecimentos sobre as plantas e o seu meio nas disciplinas Ecofisiologia, Solos e Fertilidade e nas diversas Fitotecnias. Todas estas bases são depois aplicadas no estudo das plantas ornamentais, ou mais precisamente, na vegetação em Arquitectura Paisagista. Quase todas estas aulas, após uma introdução teórica realizada no interior, decorrem depois no exterior, no Jardim Botânico da UTAD e também na Área de Reserva Ecológica da Cidade, onde as espécies estudadas do ponto de vista Botânico, (caracterização, identificação e enquadramento sistemático) e da composição paisagística (estético – emocional e funcional).


Professor Torres de Castro, with a primary degree in Agronomy, taught several subjects in the field of Food Product Technologies, namely the biochemical processes involved in food processing/ transformation, at The Agronomic Institute of Angola in 1970. However, as he pursued his training in Landscape Architecture in Lisbon, 1968/69, this urged him to continue creating in the field of landscape design.

Some inspiring places in Lisbon: Monsanto Park; Tapada da Ajuda; Botanic Garden of Ajuda; Ultramar Garden; Fundação Calouste Gulbenkian Garden.

A grand botanical garden named “Reserva Botânica Prof. Brito Teixeira”, in honor to the Botanist that studied and protected it, was part of the IIAA campus. He studied the local tropical flora. The non protected area contained several tropical and subtropical ornamental species from the 5 continents and were classified and taken care of by a competent gardener who taught him the names, characteristics and specific requirements needed.

Most inspiring books: Nourry, Jean-Pierre (1971, 1973). Art e Technic des Jardins – Tomes I et II. Bailiere; Coutanceau, Maurice (1957). Encyclopedie des jardins. Paris, Larousse; Jellicoe, Geoffrey and Susan (1975). The Landscape of Man. Thames & Hudson; Simonds, John and Starke Barry (1961). Landscape Architecture. McGraw Hill.

This new knowledge along with the experience obtained with the projects done in Lisbon led to different projects such as 2 social allotments, including open spaces, built for the locals, a holiday motel built in Benguela for the IIAA’s technicians and the open space for the Training Centre of Andulo of the Rural Extension of Angola Mission. In 1994, one of the social neighborhoods was considered a role model by civil architects and the Angolan government showed interest in repeating the experience in Luanda so to replace the poorest surrounding neighborhoods (Muceques) with sustainable housing which could be self built. The civil war in 1975 did not allow this to happen.

People that inspired him: Professor André Navarro (ISA) – Horticulture e Floriculture; Professor Francisco Caldeira Cabral – Landscape Architecture; Professor Robert Manners Moura – Landscape Architecture e Landscape Management and Nature Conservation.

Self-training in Portugal and Angola on local and exotic Mediterranean vegetation along with training in the fields of agronomy, phytogeographic and ecology led to what would be taught at UTAD in the Landscape Architecture course: Ornamental Plants and Vegetation in Landscape Architecture.

Students are expected to have previous knowledge when commencing their studies on vegetation: Botanical background (morphology, histology, identification and systematization); plant knowledge from subjects such as Ecophysiology, Soil sciences and different phytotechniques). The knowledge acquired from these subjects will be applied when studying ornamental plants, more precisely the Landscape Architectural use of vegetation. Apart from an initial indoor introduction based on theory, most of the classes are held outdoors in the Botanical Garden of UTAD and also in the Ecological Reserve sites of the City, where species are studied in terms of Botanic and Landscape composition” Luís Fernando Torres de Castro, 2007

Authorship: Frederico Meireles Rodrigues (2007). Translated and adapted to english by: Patrícia Canelas (2008) – Department of Language

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