UTAD propõe a valorização da paisagem das Minas Romanas de Tresminas

Um trabalho de investigação em arquitetura paisagista, da autoria de Carla Cunha, resultou num projeto final para um percurso de visitação das Minas Romanas de Tresminas, em Vila Pouca de Aguiar.

Neste local encontram-se vestígios patrimoniais arqueológicos únicos no país, resultantes da exploração do ouro durante a ocupação Romana da península Ibérica. Este conjunto mineiro é constituído por locais de extração e sistemas hidráulicos Romanos, que inclui barragens e aquedutos ao longo de vários quilómetros, ainda hoje bem visíveis.

O estudo desta paisagem arqueológica, considerando a sua evolução, importância no desenvolvimento territorial e interesse socioeconómico originou um modelo de valorização e visitação que se propõe dar a conhecer o património arqueológico, natural e cultural.

Os resultados deste trabalho abriram oportunidades de investigação avançada no domínio da arqueologia e também despoletou o interesse do Município para a realização de um Workshop/Summer School de Arquitetura Paisagista, em parceria com a UTAD e a realizar em Junho de 2015.

You may also like...