Objetivos e abordagem

Com o tema geral “Paisagem, Conectividade e Bem-estar” o Workshop tem como principal objetivo desenvolver uma resposta criativa para a implementação do corredor verde Rio Ave – Cidade de Guimarães, devendo a proposta focar a veiga de Creixomil como unidade paisagística de conectividade.

O projeto de arquitetura paisagista tem o potencial de ser desenvolvido a diferentes escalas e tipologias de paisagem. Não há contudo, em Portugal, grande produção de projetos em áreas rurais, florestais e de valor arqueológico, sendo mais comum que a prática profissional responda à maior solicitação do espaço urbano, facto que se pretende também contrariar com este trabalho, proporcionando maior experiência em cenários de projeto menos habituais.

Tendo-se previamente definido como foco do trabalho a veiga de Creixomil, pretende-se com o Workshop que os alunos formalizem espacialmente as suas propostas projetuais para a valorização paisagística desta unidade de paisagem em relação com as paisagens urbanas, as de montanha o rio Ave. Pretende-se também a qualificação da acessibilidade à veiga e que, paralelamente, este processo produtivo e seus resultados sejam documentados e divulgados.